quinta-feira, 18 de setembro de 2014

TEXTOS DE PROVA ANOTADOS: UM CASO EXEGÉTICO PARA O CALVINISMO – Sl 139.16



Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” (Sl 139.16)
            O que se quer dizer, nós podemos perguntar, quando o salmista afirma que todos os dias são escritos no livro de Deus? O pensamento aqui é que a totalidade do ser do salmista, mesmo incluindo os dias de sua vida, são inscritos em um livro que pertence a Deus. Pelos dias da sua vida o salmista tem em mente todas as vicissitudes que ele deve experimentar. Toda a sua vida, cada dia individual com tudo o que aquele dia trará, está escrito por Deus em seu livro.

            Além disso, é afirmado que estes dias da vida do salmista foram formados antes que houvessem qualquer um deles. Se nós entendemos sua linguagem corretamente, ele está dizendo que os dias de sua vida foram na verdade formados antes mesmo que eles tivessem vindo a existir. Toda a sua vida, os detalhes de cada dia, tinham sido escritos no livro de Deus, antes que qualquer um destes dias tivesse verdadeiramente ocorridos.

            O salmista tem aqui atingido um ponto máximo em sua exaltação do Deus onisciente e onipotente. Não apenas Deus mesmo sabe todas as coisas, mas Deus preordenou todas as coisas. Em outras palavras, o salmista tem nos trazido a doutrina da predestinação. Ele não considera sua vida como um acontecimento do acaso, mas como uma vida já planejada por Deus antes mesmo que ele tivesse nascido. Todos os dias que Davi viveria e todos os eventos de cada dia tinham sido escritos no livro de Deus antes que Davi tivesse vindo a existir.

            A vida de Davi não é determinada por Davi, ele não é o senhor do seu destino nem o capitão da sua alma. Antes que Davi aparecesse na terra, os dias de sua vida tinham sido determinados pelo próprio Deus. Na verdade, tudo que ocorre tinha sido preordenado por Deus. Deus tem um plano e, por isso, não há surpresas para ele. Ele sabe o que o futuro trará, pois ele mesmo determinou o futuro. Davi estava para viver uma vida que tinha sido predeterminada por ele [Deus].

            Davi não se revolta com esse pensamento e nem nós deveríamos. A contemplação desta profunda doutrina o leva a uma expressão da preciosidade dos pensamentos de Deus. Ele está solícito de que isto deveria ser conforme estabelecido aqui. Ele está contente de que Deus determinou antecipadamente sua vida, predestinou o curso dos eventos para ele. Como um crente devoto no Senhor ele sabe que o que quer que Deus faça está correto. (E. J. Young, The Way Everlasting (Banner of Truth 1997), 80-82.)

Tradução: Francisco Alison Silva Aquino

Fonte: http://triablogue.blogspot.com.br/2014/07/annotated-prooftexts.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário