domingo, 28 de setembro de 2014

TEXTOS DE PROVA ANOTADOS: UM CASO EXEGÉTICO PARA O CALVINISMO – Jo 6.44

“Ninguém pode vir a mim se o pai que me enviou não o trouxer. E eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.44)

            As palavras são um corolário negativo para os versos 37 (“Todo aquele que o pai me dá virá a mim”) e 39 (“Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu”), e um eco da cautela de João aos seus discípulos três capítulos antes “o homem não pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu” (3.27). Aqueles que “vêm a mim”, Jesus diz, assim fazem porque seu pai “os atrai”, e por nenhuma outra razão. Eles são o presente de Deus para Jesus, e Jesus é o presente de Deus para eles. Jesus não está tanto convidando os judeus Galileus quanto fornecendo ao leitor do evangelho uma explicação do por que eles não viriam e não poderiam vir. Eles não vêm a Jesus porque eles não são “atraídos” ou “arrastados” para ele. O verbo usado é literalmente o de puxar uma espada (18.10) ou puxar uma rede cheia de peixe para o barco (21.6) ou para a terra (21.11). (J. R. Michaels, The Gospel of John (Eerdmans 2010), 385-86).

Tradução: Francisco Alison Silva Aquino

Fonte: http://triablogue.blogspot.com.br/2014/07/annotated-prooftexts.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário