terça-feira, 30 de setembro de 2014

TEXTOS DE PROVA ANOTADOS: UM CASO EXEGÉTICO PARA O CALVINISMO – Jo 10.26



Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.” (Jo 10.26)

            Para enfatizar, Jesus repete: “Mas vós não credes”, adicionando a razão para a incredulidade deles: “porque não sois das minhas ovelhas” (v. 26). Reintroduzindo a metáfora das ovelhas, ele revisita a parábola dos versos 1-5 e o discurso dos versos 7-18. Alguém poderia ter esperado: “vós não sois das minhas ovelhas porque não credes”, mas a formulação aqui está de acordo com a teologia do evangelho. Aqueles que não “creem” provam desse modo que eles não são das ovelhas de Jesus. Por trás de tudo há uma forte ênfase na eleição: aqueles que “creem” assim o fazem porque eles são das ovelhas de Jesus (veja o verso 16, “eu tenho outras ovelhas”), e seu presente do pai. (J. R. Michaels, The Gospel of John (Eerdmans 2010), 598)

Tradução: Francisco Alison Silva Aquino

Fonte: http://triablogue.blogspot.com.br/2014/07/annotated-prooftexts.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário