quarta-feira, 22 de outubro de 2014

TEXTOS DE PROVA ANOTADOS: UM CASO EXEGÉTICO PARA O CALVINISMO – Ef 2.1-10



Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2.1-10).
            “Mortos” [em pecados] é entendido aqui não como morte física literal, mas no sentido metafórico de alienação daquele que dá vida (cf. 2.12; 4.18).

            Os leitores estavam anteriormente sob a influência controladora “deste mundo”. Isto poderia ser interpretado como uma referência às várias religiões, ideologias, filosofias, valores e sistemas econômicos não cristãos assim como à mais mundana porém igualmente influência poderosa dos nobres.

            A segunda influência poderosa que antigamente mantinha os leitores em escravidão ao pecado é o diabo (2.2).

            Paulo agora (2.3) indica a terceira forma de má influência que mantém a humanidade descrente em escravidão ao pecado e da qual eles precisam de libertação... um conflito entre a carne e o espírito.

            O pensamento de Paulo aqui (v. 10) corresponde à sua afirmação sobre o propósito da eleição em 1.4, onde ele diz que Deus “nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis.” (C. Arnold, Ephesians (Zondervan 2010), 129,131-133,142).

            [2.8] No pensamento de Paulo, a fé não é algo que as pessoas oferecem a Deus e com a qual a graça de Deus então coopera para salvá-los. Antes, a fé está alinhada com a graça, e ambas fé e graça permanecem como opostas a qualquer coisa que o homem possa oferecer a Deus.

            A segunda afirmação (v.9) nega que a salvação vem de quaisquer obras que eles pudessem realizar. Antes da conversão deles, “o príncipe da potestade do ar” (Satanás) estava poderosamente em operação (energountos) neles, e eles seguiam os desejos de sua carne e mente caídas (2-3). (F. Thielman, Ephesians (Baker 2010), 143).

            A condição passada é mencionada pelos termos relativos ou ao pecado (Rm 5.8-11; 7.5; Ef 2.1), práticas éticas, alienação de Deus e seu povo (Cl 1.21; Ef 2.3), ou escravidão ao mal, forças sobrenaturais (Ef 2.2).

            Aqueles que estão fora de Cristo são não apenas sujeitos à escravidão generalizada da presente era má; eles são também inspirados e fortalecidos por forças pessoais más. Paulo retrata a segunda influência hostil como um ser sobrenatural poderoso que governa sobre esta série de espíritos maus.

            “Por natureza” (v.3) pode significar simplesmente “de nascimento” em Gl 2.15 e este é seu significado aqui. A expressão “filhos da ira” é um hebraísmo, como “filhos da desobediência” (v.2), e significa merecedores do julgamento divino.

            [v. 8] Porém, o contexto demanda que “isto” seja entendido da salvação pela graça como um todo, incluindo a fé (ou fidelidade) através da qual ela é recebida.

            A afirmação conclusiva deste parágrafo deslumbrante sobre a salvação graciosa de Deus sublinha a importância e origem divina destas boas obras: “as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”... O único outro uso deste verbo em Rm 9.23 apresenta um impulso fortemente “predestinariano”, e é provável que o prefixo “antes” sugere que a preparação de Deus precede a fundação do mundo... como já preparado em sua mente e conselho desde antes na eternidade. (P. T. O'Brien, The Letter to the Ephesians (Eerdmans 1999), 158-159,162,175-177,180-181).

Tradução: Francisco Alison Silva Aquino

Fonte: http://triablogue.blogspot.com.br/2014/07/annotated-prooftexts.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário