sábado, 25 de outubro de 2014

TEXTOS DE PROVA ANOTADOS: UM CASO EXEGÉTICO PARA O CALVINISMO – II Tm 1.9



que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,” (II Timóteo 1.9)
            O chamado pode ser usado em um sentido abrangente para descrever a salvação como o resultado do controle soberano de Deus na convocação de pessoas para ele mesmo (Rm 8.28,30). Em seguida, o resumo do evangelho descreve a base desta salvação. As próximas duas linhas consistem em um contraste negativo/positivo que explica a base do chamado de Deus. Primeiro, no lado negativo, está a declaração paulina perfeitamente traduzida literalmente “não segundo as nossas obras”. Seu efeito é excluir o esforço humano completamente do processo.

            O texto também descreve a forma na qual a decisão foi executada — a graça de Deus. Isoladamente “graça” refere-se ao favor imerecido de Deus (1.2; veja I Tm 1.2,12; Tt 3.7) e o contraste entre o mérito humano e o propósito de Deus e sua graça celebra a iniciativa divina na salvação das pessoas.

            Terceiro, a frase final — “antes dos tempos eternos” — inicia um esquema paulino de “transição de tempo”, por meio do qual a passagem recebe um caráter histórico da salvação que permite a natureza única da presente era a ser vista. A própria frase de tempo, literalmente “antes dos tempos eternos”, tirado do pensamento hebraico, distingue entre a atemporalidade da existência de Deus e a temporalidade da sua criação. O ponto que o v.10 fará é que o que foi concebido antes da criação — o plano de salvar pessoas — foi executado em um ponto na historia no qual a graça de Deus tornou-se manifesta na história em Cristo. Mas neste ponto do texto, o poema teológico nos mostra que o plano de salvar através da obra de Cristo foi feito, e operado na mente de Deus, antes da criação. Deste modo, esta parte subjaz a soberania de Deus na eleição de seu povo e em fazer isto acontecer através da obra redentora de Cristo. (P. Towner, The Letters to Timothy and Titus (Eerdmans 2006), 468-70).

Tradução: Francisco Alison Silva Aquino

Fonte: http://triablogue.blogspot.com.br/2014/07/annotated-prooftexts.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário